sexta-feira, 24 de abril de 2015

A Missão da Renovação Carismática Católica nas Universidades





Vemos que desde a origem da Renovação Carismática Católica o Senhor tinha um designio para as universidades, não a toa que a RCC teve origem em um retiro espiritual realizado nos dias 17-19 de fevereiro de 1967, na Universidade de Duquesne (Pittsburgh, Pensylvania, EUA).(1)

Para temos um noção da grandiosidade desse encontro vejamos um pequeno trecho de uma carta enviada dois meses após o encontro, a um professor o Monsenhor locovantuno, a carta foi enviada pela estudante Patti Gallagher, uma das participantes do retiro, assim relatou o que aconteceu naqueles dias:

“ Tivemos um Fim de Semana de Estudos nos dias 17-19 de fevereiro.(...)

No sábado à noite, tínhamos programado uma festinha de aniversário para alguns dos colegas, mas as coisas foram simplesmente acontecendo sem alternativa. Fomos sendo conduzidos para a capela, um de cada vez, e recebendo a graça que é denominada de Batismo no Espírito Santo, no Novo
Testamento. Isto aconteceu de maneiras diversas para cada uma das pessoas. Eu fui atingida por uma forte certeza de que Deus é real e que nos ama. Orações que eu nunca tinha tido coragem de proferir em voz alta, saltavam dos meus lábios. (...) Este não era, pois um simples bom fim de semana, mas, na realidade, uma experiência transformadora de vida que ainda está prosseguindo e se desenvolvendo em crescimento e expansão.”

Em pouco tempo a notícia desse final de semana foi amplamente divulgada, causando um grande impacto no meio religioso universitário. O “Fim de Semana de Duquesne”, como ficou mundialmente conhecido este retiro, tem sido geralmente aceito como o ponto de partida que deu origem à Renovação Carismática Católica, cuja abrangência estender-se-á, num curto período de tempo, por um grande número de países.

A experiência inicial vivida nestas universidades, caracterizada por um reavivamento espiritual por meio da oração, da vida nova no Espírito, com a manifestação dos seus dons, tomará corpo, expandindo-se rapidamente deixando de existir apenas no ambito universitário.

Através das reuniões, seminários e encontros, em breve, aparecerão grupos de oração noutras universidades, paróquias, mosteiros, conventos, etc. Os testemunhos multiplicam-se, vindos dos mais variados grupos de pessoas: operários, ex-presidiários, professores, religiosos das mais diversas ordens.

Dessa forma a experiência vivenciada em um ambiente universitário e difundido por várias outras universidades americanas rápidamente se espalhou por todo o mundo.

No entanto, Deus em sua infinita sabedoria ainda desejava realizar muito mais nos ambientes universitários e em 1984 nasceu o Projeto Universidades Renovadas – PUR. Esse projeto foi inspirado no coração de um estudante de Veterinária da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Fernando Galvani – Mococa –.

Esse sonho começou a se formar no coração do Mococa ao meditar sobre a passagem de At 5, 28 17 e, ao mesmo tempo, contemplar um quadro da cidade de Jerusalém, afixado na parede de seu quarto. A passagem narra que os discípulos estavam enchendo Jerusalém, capital religiosa da época, da doutrina de Jesus, mesmo diante das dificuldades e perseguições que eles sofriam. Refletindo sobre isso, ele observou que no meio universitário os verdadeiros cristãos sofrem perseguições assim como sofriam os discípulos. Daí veio o desejo profundo de encher a universidade da Doutrina de Jesus.

Grandes encontros da RCC, acampamentos na Canção Nova, retiros, encontros da PJ e da PU... em cada lugar possível, lá estava alguém com um folder, uma camiseta, e muito desejo de anunciar o sonho para qualquer universitário que ali estivesse. E assim, o serviço do Ministério Universidades Renovadas foi crescendo.

E hoje o sonho iniciado em uma pequena cidade do Brasil já está presente em toda a América e Europa, com mais de 500 GOUs (Grupos de Oração Universitários) e 40 GPPs (Grupo de Partilha e Perseverança)


1 - (RANAGHAN, K.; RANAGHAN, D. Católicos Pentecostais. São Paulo: O. S. Boyer, 1972, p. 33);

Nenhum comentário :

Postar um comentário